Agricultura brasileira é reconhecida internacionalmente por sustentabilidade ambiental

O Brasil é globalmente importante tanto para a segurança alimentar quanto para a sustentabilidade ambiental, pois é um dos maiores produtores e exportadores agropecuaristas do mundo, além disso possui uma rica biodiversidade.

Um aspecto que tem chamado a atenção do mundo para o Brasil é a capacidade empreendedora que vem sendo demonstrada pelos agricultores brasileiros que estão cada vez mais conscientes e engajados com as questões referentes à sustentabilidade.

Esses esforços voltados para o avanço sustentável da agropecuária renderam ao país o reconhecimento na Convenção-Quadro das Nações Unidas. Neste contexto a Integração Lavoura Pecuária Floresta (ILPF) foi citada como responsável por contribuir com a segurança alimentar e o desenvolvimento social e econômico.

As tecnologias que vem sendo utilizadas pelos agricultores brasileiros e a agricultura de precisão também foram citadas no documento, já que, a agricultura de precisão é a responsável por estabelecer as condições ideais de cultivo, além disso utiliza um conjunto de práticas agrícolas e tecnologias, como inteligência artificial, internet e análise de dados por exemplo, o que tornou todo o processo de cultivo nos campos do País mais confiável e preciso.

O investimento da agropecuária do Brasil nessas tecnologias foi responsável pelo aumento significativo na produtividade e representou uma redução de até 50% no preço dos insumos, o que refletiu diretamente na renda dos produtores rurais.

É impossível falar sobre a prosperidade da agricultura sem falar nos processos de pulverização, que são essenciais para proteger as plantações de insetos e pragas locais. Esse também é um avanço que pode ser destacado na agricultura brasileira, uma vez que, os produtores estão cada vez mais conscientes de que essa pulverização precisa ser realizada de forma segura.

Uma das mais eficazes tecnologias utilizadas em território nacional foi criada pela reconhecida empresa brasileira Agroflux. Trata-se do Fluxin, equipamento desenvolvido para dar suporte ao agricultor durante o processo de aferição dos equipamentos de pulverização.

A assistência oferecida pelo Fluxin é essencial para que o agricultor possa verificar se o seu equipamento de pulverização está funcionando corretamente. O objetivo do equipamento é fazer a verificação das pontas do pulverizador e identificar os bicos que estão trabalhando corretamente ou apresentam algum defeito.

Essa análise oferecida pelo Fluxin vem de encontro com as soluções buscadas pelos produtores rurais, pois é necessário saber se o pulverizador está aplicando a quantidade suficiente de produto. O equipamento é gerenciado por meio de aplicativo de celular, que apresenta uma plataforma simples e depois da aferição é possível exportar os dados gerados e compartilhar em tempo real.

Para conferir se o pulverizador está funcionando de forma satisfatória o trabalhador insere no Fluxin todas as informações que julgar pertinentes, como modelo do pulverizador, espaçamento entre os bicos e velocidade, por exemplo. Após incluir esses dados, a verificação é realizada rapidamente através de um sensor.

A confiabilidade do sistema, elevou o trabalho no campo a outro patamar, auxiliando assim, que o produtor rural brasileiro possa ser reconhecido por realizar um trabalho rural de confiança e de responsabilidade.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *