Agronegócio e meio ambiente devem caminhar de mãos dadas

Agricultores estão cada vez mais conscientes sobre suas responsabilidades ambientais e buscam tecnologias como o Fluxin para auxiliar no processo.

Junho é o mês do meio ambiente, e, nada melhor, do que aproveitar a ocasião para falar sobre o desenvolvimento sustentável na agricultura, já que, reduzir o impacto ambiental e preservar os recursos naturais têm sido um desafio constante para agricultores do país.

Métodos agrícolas têm se intensificado continuamente desde a Revolução Industrial, de lá para cá, as inovações nas técnicas de cultivo oportunizaram o aumento significativo das colheitas, fato que deixou um rastro de devastação no meio ambiente.

A degradação do solo, o desmatamento, a poluição do ar e da água, vem há anos causando danos ao meio ambiente. Algumas práticas agrícolas, como queima de campos e uso de maquinário movido a gasolina, contribuem significativamente para o acúmulo de gases de efeito estufa na atmosfera, fato que coloca em risco a sustentabilidade da agricultura e causa grande preocupação para o agronegócio de todo o país.

Essa preocupação tem motivado os profissionais da área a investir em técnicas mais responsáveis que buscam diminuir esses efeitos tão prejudiciais ao meio ambiente, pois, quando as operações agrícolas são gerenciadas de forma sustentável, elas podem preservar e restaurar habitats críticos, ajudar a proteger bacias hidrográficas e melhorar a saúde do solo e a qualidade da água.

O assunto tem gerado debates, e, nos últimos anos, alguns sinais indicam que o setor agrícola é capaz de enfrentar seus desafios ambientais. O tema chegou a ser debatido no I Colóquio Jurídico Brasil – Organização dos Estados Americanos (OEA): Boas Práticas do Direito Brasileiro. Na ocasião o assunto foi amplamente debatido e ficou evidente que preservar a natureza é um dos principais interesses da agricultura.

Agricultores do Brasil e de vários outros países têm feito melhorias no uso e gestão de nutrientes, pesticidas, energia e água, usando menor quantidade desses insumos por unidade de terra. Os agricultores também fizeram um bom progresso na adoção de práticas mais benéficas para o meio ambiente, como lavoura de conservação, armazenamento aprimorado de estrume ou teste de nutrientes do solo.

Preservar o meio ambiente também é uma preocupação da Agroflux, que oferece aos agricultores através do Fluxin, uma gestão adequada dos pulverizadores agrícolas. Utilizando tecnologia de ponta, o Fluxin é capaz de detectar problemas nos bicos dos pulverizadores, garantindo a vazão adequada do produto. Dessa forma, o plantio recebe apenas a quantidade necessária do pesticida, o que evita desperdício e possíveis danos ambientais.

O Fluxin, foi desenvolvido para facilitar o dia a dia do trabalhador rural, pois, em poucos segundos é possível fazer a leitura dos dados do pulverizador, sem necessitar de grande conhecimento digital, já que é um equipamento de simples manuseio.

Outra vantagem do Fluxin é a agilidade que o equipamento oferece ao processo de aferição do pulverizador. Após a verificação basta fazer a regulagem do maquinário, fato que torna todo o processo mais seguro e confiável.

Além de fazer a aferição do pulverizador em pouco tempo, ainda é possível compartilhar todos os dados, pois, após a verificação, as informações podem ser exportadas para o celular via bluetooth, sem necessitar de conexão com a internet.

Ao fazer uso do Fluxin, o agricultor recebe acesso ao DataFlux, sistema de gestão que permite gerenciar da melhor forma as informações obtidas. Planilhas, relatórios e especificações do pulverizador, tudo isso está ao alcance das mãos, já que, em poucos cliques é possível compartilhar a informação com toda a equipe envolvida no processo do plantio, dessa forma a tomada de decisão acontece rapidamente e possíveis problemas podem ser corrigidos em curto espaço de tempo.

Essas vantagens se traduzem numa colheita mais eficiente e com menor uso de defensivos agrícolas, contribuindo para diminuir os impactos ao meio ambiente.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *