Transformação digital contribui para aumento da inserção da mulher no agronegócio

Mulheres ganham cada vez mais espaço no trabalho rural, impulsionado ainda mais o desenvolvimento do setor

A força de trabalho feminina vem aumentando constantemente no país e no mundo. Estatísticas da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) apontam as mulheres como 43% da força de trabalho rural no mundo. Nas últimas décadas, a participação feminina no empreendedorismo vem se expandindo, e, as mulheres, estão assumindo o comando, tornando-se empresárias e gerando empregos a outras mulheres.

O impulso tecnológico abriu as portas para que o público feminino pudesse executar trabalhos que antes eram considerados exclusivos para homens. Hoje em dia, a participação da força de trabalho das mulheres afeta positivamente o crescimento econômico e a produtividade das cidades.

A transformação digital na agricultura colaborou com a inserção da mulher no agronegócio, pois, a automatização do trabalho diminuiu de forma significativa a exigência de trabalho braçal, atraindo o público feminino para este trabalho e desmistificando a teoria de que o trabalho no campo exige força.

O empreendedorismo feminino no agronegócio é notável, tendo em vista que, em diversos estados brasileiros, mulheres estão assumindo papéis de liderança em propriedades agrícolas, abandonando trabalhos secundários e se tornando protagonistas, conquistando assim sua independência financeira.

Empreendedorismo feminino

A importância do trabalho feminino no campo é demonstrada pelo estudo realizado pela Associação Brasileira do Agronegócio (Abag). Números da pesquisa revelam que 59% das mulheres entrevistadas são donas ou sócias das propriedades rurais em que atuam. O estudo vai além e aponta que, 30% das mulheres pesquisadas são funcionárias rurais, 10% são gestoras ou atuantes em funções administrativas.

A incorporação da mulher à atividade rural se deve, em alguns casos, às questões familiares, pois, muitas mulheres que ingressaram neste setor pertencem a famílias tradicionais atuantes nesta área e assim, elas se tornaram sucessoras e assumiram posições de comando das propriedades.

Atualmente, a participação das mulheres no trabalho rural é representada por proprietárias, pesquisadoras, engenheiras agrônomas e, até mesmo, operadoras de maquinário. Elas são responsáveis pelo aumento exponencial da produtividade e produção agrícola de forma responsável e sustentável, contribuindo assim para o desenvolvimento econômico e para o bem comum social.

Embora estejam envolvidas com o trabalho profissional no campo, grande parte dessas mulheres exercem dupla jornada de trabalho, já que, mesmo trabalhando fora, continuam sendo responsáveis pelo trabalho doméstico e pelo cuidado com os filhos, o que demonstra a versatilidade feminina.

A participação das mulheres no campo tem gerado mudanças significativas para o setor, trazendo mais comunicação e abrindo caminho para a adesão de novas ferramentas, possibilitando o aumento da produtividade e da qualidade da lavoura. Atentas ao mundo digital, elas estão cada vez mais conectadas e inseridas no universo tecnológico, trazendo automatização para os processos de gestão no campo.

Inovações tecnológicas

Com a chegada de constantes inovações tecnológicas para o setor rural, essas líderes natas têm feito a adesão de ferramentas digitais capazes de tornar o trabalho no campo mais seguro. Uma dessas ferramentas é o New Fluxin, tecnologia desenvolvida pela Agroflux.

O New Fluxin é um equipamento que identifica os problemas da pulverização com precisão, agilidade e simplicidade, permitindo que a verificação das pontas de pulverização se torne rotineira, contribuindo para a regulagem do pulverizador, o que garante a uniformidade da aplicação de produtos, melhorando a qualidade das pulverizações e consequentemente a produtividade do seu negócio.

Ao utilizar o equipamento da Agroflux, a qualidade do processo de pulverização adquire maiores proporções, aumentando o nível de confiabilidade, proporcionando uma plantação mais saudável e produtiva.

A gestão dos dados colhidos no momento da aferição do pulverizador fica por conta do aplicativo exclusivo do New Fluxin, traçando métricas essenciais para o acompanhamento do trabalho. Os dados podem ser exportados e compartilhados facilmente, tendo em vista que a plataforma é simples e de fácil entendimento.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *