Métodos de produção que respeitam o meio ambiente trazem benefícios ao produtor e à safra

A necessidade de encontrar equilíbrio na produção agrícola, através da adoção de métodos que respeitem as características e limites do meio ambiente e promovam uma distribuição de alimentos mais justa, aumentando os ganhos ao trabalhador do campo é um dos maiores motores do crescimento da agricultura sustentável.

Essa cultura tem ganhado força nas últimas décadas e objetiva atender a demanda alimentar e têxtil da sociedade, sem afetar a capacidade produtiva das gerações futuras. Nesse sentido, algumas técnicas que promovem a conservação do solo têm a capacidade de evitar sua degradação e, inclusive, aumentar sua qualidade, reduzir custos e proporcionar safras mais produtivas. Dessa forma, a agricultura sustentável não se torna somente viável, mas também vantajosa financeiramente.

O plantio direto, sem arado, mantém o solo coberto por folhagens que o protegerá da erosão e outras condições desfavoráveis. Além disso, a técnica de alternância de culturas evita o desgaste nutricional do solo, favorecendo seu equilíbrio químico e biológico.

Uma das práticas mais importantes na agricultura sustentável é o aperfeiçoamento do uso de pesticidas, fertilizantes e adubo químico. O uso otimizado desses produtos é capaz de gerar safras altamente produtivas e evita o aumento da contaminação do solo e prejuízos à saúde dos consumidores. Além de, certamente, trazer ganhos financeiros ao produtor, que utilizará de modo racional esses produtos, diminuindo custos pelo uso excessivo ou inadequado.

A tecnologia acompanha o crescimento da agricultura sustentável como uma grande aliada. Novas soluções procuram garantir uma lavoura mais produtiva e que proteja o ambiente, além de trazer benefícios ao agricultor. A Agroflux trilha esse mesmo caminho e, como resultado, desenvolveu o New Fluxin, um dispositivo que otimiza as pulverizações agrícolas por meio da aferição de suas pontas de forma totalmente inovadora.

O New Fluxin pode ser utilizado em praticamente qualquer tipo de bico e faz o diagnóstico em questão de poucos minutos. Fácil de manusear o aparelho aponta os riscos diagnosticados – como entupimento ou desperdício – que devem ser corrigidos para aumentar a efetividade dos produtos aplicados na plantação.

A análise do histórico das leituras, da produtividade dos pulverizadores e do mau funcionamento dos bicos é possível com a planilhas, PDF’s e métricas disponibilizadas pelo aplicativo exclusivo do New Fluxin, que recebe e armazena os dados via bluetooth.

Com o New Fluxin, sua pulverização se torna mais rentável e segue as premissas da agricultura sustentável, ao mesmo tempo em que gera resultados maiores e com mais economia para o trabalhador do campo.